quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ariranha

A Ariranha (Pteronura brasiliensis)
Possui o corpo alongado, pernas curtas, cabeça chata, orelhas pequenas e arredondadas, pelagem densa e membranas interdigitais nas patas. A cauda, musculosa e aplainada, tem formato de remo e varia entre 30 e 80 centímetros, normalmente, apresenta uma mancha branco-amarelada que se estende desde o lábio até o peito. Possui forte dentadura, além de audição e olfato excelentes. Pode chegar até 2,20 metros. As fêmeas, chegam a pesar 26 kg, enquanto os machos 34 kg.

Habitam as regiões úmidas, rios, lagos, pântanos e, particularmente, as águas "negras" da bacia amazônica.

Vivem em grupos familiares de geralmente 5 a 9 indivíduos, são especializadas em pescar e comer peixes grandes, mas seus hábitos alimentares também Ótima nadadora,mergulha bem com pés grandes que apresentam membrana interdigital, sua gestação dura cerca de 60 dias e que o número de filhotes varia entre 1 e 5. A fêmea cuida da ninhada durante um extenso período, levando presas semi-abatidas para os filhotes, o que perdura 1 ano, apos este periodo os filhotes começam a se dispersar.



4 comentários:

Anônimo disse...

a esse animal e muito fofis adorei , ótimo o trabalho de vxs continuem postando estou adorando *_*

Anônimo disse...

A ariranha tem um jeito de animal meio "gelado"... ou que escorrega ao tocar em sua pele. De qualquer modo, achei muito interessante saber sobre seus filhotes. Não conhecia este detalhe dos filhotes se dispersarem.

Lupi disse...

nossa que bixinho mais fofo parece ser super folgado pela foto que eu vi adorei bjinhos pra vcs continuem assim

Anônimo disse...

Um bicho lindo desses não deveria estar em extinção. :) (Larissa)

Postar um comentário